Pesquisar
Close this search box.

Histórico

A História do Amor-Exigente

Século 20, década de 60, nos Estados Unidos da América, Phyllis, uma competente psicóloga e dedicada mãe judia e seu marido, David York, um bom pai e professor de física, descobriram que suas filhas adolescentes muito amadas e bem educadas estavam usando drogas. O comportamento das meninas mudara completamente.

Perdidos, envergonhados e frustrados foram buscar ajuda profissional para solucionar seus problemas. Encontraram pessoas despreparadas e inábeis que, sem exceção, culpavam os pais pelas loucuras e desmandos das filhas. Essa era uma postura recorrente entre os terapeutas da época. Foi então que Phyllis e David, apoiados por Ted Wachtel (conselheiro escolar), começaram a se reunir com os pais dos amigos de suas filhas e deram início a organização do Toughlove, Grupo de auto e mútua ajuda para Pais, cujos filhos apresentavam problemas de comportamento.

Padre Haroldo J. Rahm, jesuíta nascido no Texas – EUA, já brasileiro, morando no Brasil desde 1964 e tendo feito de sua vida uma vida de serviços à jovens, mantinha em Campinas/SP uma Comunidade Terapêutica para recuperação de dependentes de álcool e outras drogas.

No começo dos anos oitenta, ao tomar conhecimento desta proposta americana, imediatamente adotou-a. Daí à tradução do livro e a tentativa da organização do grupo no Brasil foi um salto.

Em 1985, Mara Sílvia Carvalho de Menezes, à frente do movimento, adaptou o programa AMOR-EXIGENTE – AE ao contexto brasileiro e apresentou o novo programa durante uma reunião no Centro Social da Igreja Nossa Senhora das Dores, no Cambuí, em Campinas.

Linha do Tempo

1984
Em 1984, Padre Haroldo Rahm, SJ, traz o Programa para o Brasil. O livro TOUGHLOVE foi traduzido com o título de AMOR- EXIGENTE e o programa começou a ser divulgado.
1985
Em 1985, Mara Sílvia Carvalho de Menezes, nossa querida Dona Mara, chega ao AE, envolvida de muita dor, após perder seu filho Francisco, com 20 anos, em um acidente causado por um caminhoneiro embriagado.
1987
Dona Mara adapta o Programa do Amor-Exigente (PAE) ao contexto brasileiro, acrescentando dois princípios: DISCIPLINA E AMOR.
1988
Com a rápida expansão dos grupos, marca-se o início da ação SOBRIEDADE, para acolher os jovens desejosos de recuperação.
1989
O Amor-Exigente continua se expandindo. Surgem os primeiros grupos de "Amor- Exigentinho".
1992
Lançamento do livro "O QUE É AMOR- EXIGENTE", de Dona Mara. Marca-se o início da ação “CÔNJUGES”.
1993
Acontece o 1º Congresso de Amor-Exigente, em Campinas, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para os problemas decorrentes da dependência química.
1994
Para garantir e oficializar o movimento, cria-se a FEDERAÇÃO DE AMOR-EXIGENTE (FEBRAE) e Dona Mara adiciona os 12 princípios éticos ao programa.
1994
Para garantir e oficializar o movimento, cria-se a FEDERAÇÃO DE AMOR-EXIGENTE (FEBRAE) e Dona Mara adiciona os 12 princípios éticos ao programa.
1999
O Amor-Exigente lança o "Informativo FEBRAE". A sede da FEBRAE se transfere para a Travessa Álvares de Azevedo, 52 – Cambuí, Campinas (SP).
2000
Abre-se o primeiro grupo de Amor-Exigente em Montevidéu, URUGUAI.
2003
São iniciados os grupos de “PREVENÇÃO”, com Dona Mara e as voluntárias Liane de Jesus Teixeira Castrillon e Maria Helena Ferramola.
2004
Nasce na ARGENTINA, em Paso de Los Libres, o primeiro grupo de Amor- Exigente.
2005
Lançamento do livro de Dona Mara “Prevenção com Amor- Exigente - Antes que coisas ruins aconteçam”. Dra. Olga Toledo, coordenadora da Regional de Franca (SP), inicia o “SEMPRE É TEMPO”.
2009
Deixando de ser uma Federação nacional, a FEBRAE torna-se FEAE - FEDERAÇÃO DE AMOR-EXIGENTE. O “Informativo” FEBRAE" evolui, tornando-se REVISTA AMOR-EXIGENTE.
2012
O espaço que o Amor- Exigente tinha na Redevida de Televisão sofre uma mudança, passando a ser veiculado no Programa Vida Melhor, com a jornalista Cláudia Tenório.
2015
A Revista Amor-Exigente torna-se RevistAE. Na sede da FEAE, em Campinas (SP), D. Mara, Liane Castrillon e algumas voluntárias recomeçam o grupo “SEMPRE É TEMPO” .
2018
Chega em Caltanissetta, Sicília, ITÁLIA, o programa Amor-Exigente.
2019
Falece em 30 de novembro Padre Haroldo, aos 101 anos de idade. A sede da Federação de Amor-Exigente é transferida para a sede atual, a CASAE.
2020
Durante a pandemia da Covid-19, a FEAE se utilizou de todos os recursos tecnológicos e de mídia para não interromper a atuação do PAE, investindo no apoio e na informação dos grupos de forma on-line.
2023
Serra Negra (SP) recebe o “15º Congresso Nacional e 7° Internacional de Amor-Exigente”.
2024
A posição atualizada do PAE apresenta: um grupo na Itália; uma regional e dois grupos na Argentina; três regionais e 29 grupos no Uruguai, e 98 regionais e 545 grupos no Brasil.
Previous slide
Next slide
×