Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Post: Por que o Brasil não pode liberar as drogas

Início
News
Post

Com a intervenção federal no Rio de Janeiro, voltou à baila a possibilidade de legalização do uso de drogas como estratégia para combater o crime, uma discussão que se arrasta no Supremo Tribunal Federal (STF) há vários anos.

No início de março, Conselho Nacional de Política sobre Drogas (Conad), vinculado ao Ministério da Justiça, aprovou uma resolução que determina uma mudança na direção das políticas públicas de entorpecentes.

“A orientação central da Política Nacional sobre Drogas deve considerar aspectos legais, culturais e científicos, em especial a posição majoritariamente contrária da população brasileira quanto a iniciativas de legalização de drogas”, diz o texto.

Legalizar as drogas reduziria o crime? Afinal, a maconha traz mais benefícios que malefícios? Quais devem ser os limites do Estado na tutela dos indivíduos? Quais outros fatores devem ser levados em conta nessa discussão?

Para discutir isso e muito mais, os blogueiros Rodrigo Constantino e Alexandre Borges recebem no Podcast Ideias o psiquiatra Sérgio de Paula Ramos, ex-presidente da Associação Brasileira de Álcool e Outras Drogas (Abead), e a psicóloga Iane Kestelman, presidente da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA).

Fonte: Gazeta do Povo

×