Hermes e o escultor
Hermes quis saber qual o grau de estima que os homens lhe devotavam. Tomou a aparência de um mortal e foi ao ateliê de um escultor. Ao ver uma estátua de Zeus, perguntou:
– Quanto custa?
– Um dracma – respondeu-lhe o homem.
Hermes sorriu:
– E aquela, de Hera?
– É mais cara.
Hermes viu então sua própria estátua. Achava que, sendo ao mesmo tempo mensageiro e deus do comércio, seu preço seria bem mais alto.
– E Hermes, quanto custa? – quis saber.
– Oh, se comprares as outras duas, a levas de brinde.
Quem se acha o tal termina valendo menos que o esperado.
Jesus indicou que o interior é a imagem do exterior
Os transtornos da alimentação são padrões alimentares disfuncionais na forma de bulimia nervosa, anorexia nervosa e comer compulsivo. Esses sintomas ocorrem de forma repetitiva e duradoura, e sua relação doentia com a comida está, em geral, acompanhada por prejuízo e comprometimento nas rotinas pessoal, social, laboral e até mesmo sexual, inclusive levando ao uso de drogas, resultando em sobrepeso, obesidade ou emagrecimento excessivo. As pesquisas apontam para uma associação significativa entre transtornos da alimentação e transtornos por uso de substâncias, especialmente em mulheres jovens. Tal associação tende a ser maior em mulheres com bulimia nervosa do subtipo purgativo e envolve tanto o álcool quanto o abuso ou a dependência de substâncias químicas; já a comorbidade relacionada à obesidade, como o comer compulsivo, é comum. Um estudo longitudinal de 9 anos de seguimento mostrou que 18% das mulheres com anorexia nervosa e 30% daquelas com bulimia nervosa também foram diagnosticadas com um transtorno por uso de substâncias no início do curso da pesquisa.
Por que há no homem o desejo de Deus?
Deus, ao criar o homem à sua própria imagem, colocou no seu coração o desejo de vê-Lo e possuí-Lo, como diz Santo Agostinho: “Fizeste-nos, Senhor, para Ti e inquieto está o nosso coração até descansar em Ti”.
Sobre o primeiro homem e a primeira mulher que Deus “criou à sua imagem”, me contaram uma piada:
“Adão e Eva passeavam pelo Paraíso e Eva perguntou:
– Adão, você me ama?
Adão, resmungando, disse:
– E eu tenho outra escolha?”
“Senhor, rogo-Te que me dês paciência para viver hoje o que me é dado fazer.”