Pesquisar
Close this search box.

Artigos

Post: TRANSTORNOS DA ALIMENTAÇÃO

Início
News
Post
imgnoticia08
HAROLDO J. RAHM, SJ – PRESIDENTE EMÉRITO DO INSTITUTO PADRE HAROLDO E DO AMOR-EXIGENTE

Hermes e o escultor

             Hermes quis saber qual o grau de estima que os homens lhe devotavam. Tomou a aparência de um mortal e foi ao ateliê de um escultor. Ao ver uma estátua de Zeus, perguntou:

– Quanto custa?

– Um dracma – respondeu-lhe o homem.

Hermes sorriu:

– E aquela, de Hera?

– É mais cara.

Hermes viu então sua própria estátua. Achava que, sendo ao mesmo tempo mensageiro e deus do comércio, seu preço seria bem mais alto.

– E Hermes, quanto custa? – quis saber.

– Oh, se comprares as outras duas, a levas de brinde.

Quem se acha o tal termina valendo menos que o esperado.

 

 

 

Jesus indicou que o interior é a imagem do exterior

 

             Os transtornos da alimentação são padrões alimentares disfuncionais na forma de bulimia nervosa, anorexia nervosa e comer compulsivo. Esses sintomas ocorrem de forma repetitiva e duradoura, e sua relação doentia com a comida está, em geral, acompanhada por prejuízo e comprometimento nas rotinas pessoal, social, laboral e até mesmo sexual, inclusive levando ao uso de drogas, resultando em sobrepeso, obesidade ou emagrecimento excessivo. As pesquisas apontam para uma associação significativa entre transtornos da alimentação e transtornos por uso de substâncias, especialmente em mulheres jovens. Tal associação tende a ser maior em mulheres com bulimia nervosa do subtipo purgativo e envolve tanto o álcool quanto o abuso ou a dependência de substâncias químicas; já a comorbidade relacionada à obesidade, como o comer compulsivo, é comum. Um estudo longitudinal de 9 anos de seguimento mostrou que 18% das mulheres com anorexia nervosa e 30% daquelas com bulimia nervosa também foram diagnosticadas com um transtorno por uso de substâncias no início do curso da pesquisa.

 

 

 

Por que há no homem o desejo de Deus?

 

             Deus, ao criar o homem à sua própria imagem, colocou no seu coração o desejo de vê-Lo e possuí-Lo, como diz Santo Agostinho: “Fizeste-nos, Senhor, para Ti e inquieto está o nosso coração até descansar em Ti”.

 

Sobre o primeiro homem e a primeira mulher que Deus “criou à sua imagem”, me contaram uma piada:

 

“Adão e Eva passeavam pelo Paraíso e Eva perguntou:

 

– Adão, você me ama?

 

Adão, resmungando, disse:

 

– E eu tenho outra escolha?”

 

“Senhor, rogo-Te que me dês paciência para viver hoje o que me é dado fazer.”

 

 

 

 

 

 

 

×