Pesquisar
Close this search box.

Artigos

Post: 12º MÊS DO ANO – 12º Princípio Básico do Amor-Exigente

Início
News
Post

O  AMOR com respeito, sem egoísmo, sem comodismo deve ser também um AMOR que educa, orienta, exige. 

Esse é o Princípio que deve nos conduzir e permear todos os outros Princípios Básicos e Éticos do Programa Amor-Exigente.

Sobretudo, ele deve ser a referência para educar, orientar e exigir, em qualquer situação, ou nível de desenvolvimento humano.

Primeiramente é preciso ter clareza sobre:

  • O que é EDUCAR? Educar é tirar de dentro e trazer para fora o melhor da pessoa.
  • Visando à educação ou à reeducação segura e assertiva deve-se definir o caminho a seguir. Queremos sugerir a tomada de conhecimento da proposta simples e eficaz do Amor-Exigente. Ela funciona, dá certo, mas necessita ser vivida, praticada.
  • O que é ORIENTAR? É saber direcionar os filhos para o rumo certo; o que naturalmente perpassa por uma identidade pessoal e familiar, assim como, pelo comportamento que se mostra quanto a responsabilidade social e a espiritualidade.
  • O que é EXIGIR? EXIGIR é disciplinar, é dar limites com Ordem, Autoridade e Firmeza. Tendo objetivos bem claros, sabendo onde quer chegar.

Nesses anos de Amor-Exigente aprendi muita coisa e gostaria de  compartilhar o que compreendo sobre o amor:

  • O amor de mãe, com sua intuição, sabe o que é melhor para seus filhos e deve seguir aquilo que sente e percebe em seu coração.
  • O amor pode ser PASSIVO. É muito cômodo um sentimento assim: imanifesto, que você sente, tem consciência dele, mas não o expressa nem em palavras, nem em ações, o que não causa arrependimentos ou culpa.
  • O amor é ATIVO; quando se mostra todo o tempo, é provocador e se faz notar pela completa interação e envolvimento com o outro. Esse amor deve ser absolutamente comprometido com a generosidade e o perdão.
  • Se as coisas se complicam; aprendi que tudo o que é mais simples é o que se mostra mais verdadeiro, mais correto.
  • Para nos ajudar em situações de dificuldade e fragilidade a resposta acerta é a ESPIRITUALIDADE. A verdadeira espiritualidade nos faz ver a presença operante de Deus e facilita a consciência de nosso aperfeiçoamento pessoal que traz a garantia de agir bem e se educar para educar o outro.

“O verdadeiro amor deve tornar a pessoa tão forte, que ela seja capaz de se defender do mal e combatê-lo onde quer que esteja pela vida afora”.

Com amor, D. Mara.


Por Dona Mara, cofundadora do Amor-Exigente.

×