Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Post: A droga da balada: cetamina se expande no Brasil

Início
News
Post

Popular entre frequentadores de baladas movidas a música eletrônica, a cetamina, também chamada de ketamina ou special key, experimenta um perigoso avanço nas pistas das capitais brasileiras, sobretudo em festas de jovens mais abastados, dado que custa caro.

Com efeitos sedativos, ela primeiro relaxa para, depois, conduzir a pessoa a uma viagem alucinógena, não raro acompanhada de amnésia — daí a substância, há tempos disseminada nos Estados Unidos, ser depositada em coquetéis ministrados no velho golpe boa-noite-cinderela, no qual a vítima, dopada, é roubada e às vezes abusada.

Sua presença na noite vem sendo cada vez mais notada, um retrato de bem articulados esquemas de desvio da droga das prateleiras de remédios de uso controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os jovens que aderem à assombrosa onda costumam subestimar seus comprovados efeitos colaterais. De inofensiva, a cetamina não tem nada. Seu uso irregular causou, por exemplo, a morte do ator Matthew Perry, o inesquecível Chandler da série Friends, em outubro de 2023, aos 54 anos. Ele não resistiu ao consumo excessivo do medicamento, segundo revelou a perícia.

Leia a matéria completa no site da Revista Veja.

Busca
Categorias
Posts Recentes
Tags
×