O Projeto Amor Exigente realizou capacitação de voluntários em Montes Claros, em oficina ministrada pelo coordenador regional em Belo Horizonte, João Francisco de Souza Duarte, visando resolver a situação dessas pessoas que precisam da ajuda na cidade. O presidente do Conselho Municipal de Álcool e Outras Drogas, William César Ireno, participou do evento. A capacitação enfatizou os aspectos relacionados aos desafios do tratamento de usuários problemáticos de drogas e do apoio e dos papéis das famílias. Também se discutiu a co-dependência e depressão.
A Federação Brasileira de Amor Exigente teve sua fundação instituída em 18 de novembro de 1984, e surgiu da necessidade de congregar os grupos que vinham atuando na linha do Programa Amor Exigente, de modo a favorecer maior eficiência e melhores resultados. Os grupos são de ajuda mútua, para dependentes químicos e familiares e, por isso, para preservar a integridade da proposta de trabalho e sua linha de funcionamento e objetivos, foi instituída a FEBRAE. A ONG atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e às pessoas com comportamentos inadequados.
Através do programa de auto e mútua ajuda, o Amor Exigente desenvolve preceitos para a reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida.
Fonte: Gazeta Norte Mineira