Pesquisar
Close this search box.

Artigos

Post: Dependência de drogas, doença grave ainda ignorada por faculdades de Medicina

Início
News
Post

Por: Jornalista Izilda Alves

A epidemia causada por drogas no Brasil tem três causas graves:

  • o Governo banalizar o uso de drogas, rasgando leis em vigor que proíbem uso, tráfico, porte para uso pessoal;
  • prefeituras autorizarem criação de cracolândias, onde tráfico e uso de drogas são nas ruas de bairros residencias e comerciais;
  • a maioria das faculdades de Medicina não forma especialistas no tratamento de dependência de drogas, apesar de ser o maior problema de saúde pública no País.Quem sofre? Dependentes e suas famílias, abandonados à própria sorte por falta de prevenção e tratamento eficaz. Outra consequência é a violência causada pelo uso de drogas, porque para pagar a droga , o dependente furta em casa e rouba nas ruas. Meninas se prostituem e segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, “chegam a ter até nove relações sexuais  por dia em troca de drogas”.

    Em “Guerra pela vida – A campanha da Jovem Pan contra as drogas” descrevo esta realidade preocupante que aumenta cada vez mais no Brasil. Para escrever este livro para o Instituto Jovem Pan, reuni depoimentos dependentes em recuperação e de pais abandonados pelo SUS e perdendo filhos que se tornam escravos das drogas. O MINISTÉRIO DA SAÚDE IGNORA A DEPENDÊNCIA DE DROGAS, DOENÇA GRAVE QUE CAUSA HOJE O MAIOR PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA NO PAÍS.

    Constatei em 12 anos coordenando a campanha Jovem Pan Pela Vida, Contra as Drogas, em 39 cidades de São Paulo, que a opção eficaz para recuperar dependentes de drogas é a FEDERAÇÃO DO AMOR-EXIGENTE, que acolhe, atende e trata, gratuitamente, CEM MIL DEPENDENTES E SUAS FAMÍLIAS NO BRASIL. Por isso toda a renda líquida com a venda de Guerra pela vida- A campanha da Jovem Pan contra as drogas” será doada pelo Instituto Jovem Pan à Federação do Amor Exigente.

Fonte: Blog da Jornalista Izilda Alves

×