Post: JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

Home
News
Post

Ao participar de uma reunião do Grupo de Apoio Amor-Exigente, somos acolhidos com a Oração da Serenidade: “Eu seguro a minha mão na sua, uno meu coração ao seu para que juntos possamos fazer aquilo que sozinho eu não consigo”. Dar as mãos e unir o coração é acolher com alegria, ter compaixão comigo mesmo e com os outros, ter humildade para reconhecer que precisamos de ajuda, é encorajar o outro a tomar atitudes, e assim podemos caminhar juntos.

O grupo de apoio é o lugar onde reaprendemos a dialogar, porque lá somos vistos, ouvidos, compreendidos e com isso, nos tornamos também capazes de ver, ouvir e compreender os outros.

Lá reorganizamos hábitos, sentimentos, comportamentos, unimos forças para vencer as dificuldades, pois aprendemos com a história de outros membros que já passaram ou estão passando por problemas similares. É o encontro de pessoas unidas pelo sofrimento e pela esperança.

Muitas vezes em nossas famílias, somos invadidos por uma avalanche de dificuldades, nos permitimos ficar fechados, isolados em nosso mundo, achando até que somos capazes de resolver tudo sozinhos, assim, o problema vai aumentando cada vez mais e se tornando insustentável; ou até mesmo acomodados, culpados e, com isso, o medo, a insegurança, o constrangimento nos impede de buscar ajuda.

Este princípio nos encoraja a tomar atitudes, a estabelecer metas produtivas e significativas. Compreendemos que cada vez que se muda uma conduta, livramo-nos de algo que não está dando certo. Aprendemos a enfrentar as crises, a ter responsabilidade, nos libertamos daquele sentimento de superioridade ou inferioridade, com isso, percebemos que juntos somos capazes de encontrar novos caminhos.

Quando a família começa a frequentar um grupo de Amor-Exigente, vão percebendo que existe uma saída e que não estão sozinhos, que os membros se importam com os outros de uma forma respeitosa, acreditam que pedir ajuda ao próximo não é sinal de fraqueza, e sim sinal de humildade, refletem e discutem sobre o modo de agir de cada um, entendem e buscam encontrar soluções e metas que esteja ao alcance de todos.

Enfim, ao vivenciar essa proposta extraordinária que é o Amor-Exigente, aprendemos que é preciso cuidar de nós mesmos, nos sentir bem com os outros, mas acima de tudo, sentir-se bem com nós mesmos.

Nada muda se eu não mudar e a mudança precisa acontecer primeiramente dentro de mim, porque só o amor com exigência é capaz de nos transformar, nos reinventar a cada dia, acreditar que hoje é o primeiro dia da minha nova vida e é em comunidade que encontramos nossa força para estar cada vez melhor.

Por Marcia Afonso Ferreira, Coordenadora do Grupo Amor-Exigente Renascer, Apuí/AM – edição n° 216 da REVISTAE – Setembro/2017.

Busca
Categorias
Posts Recentes
Tags
×