Para entendermos a verdade é necessário prestar atenção e observar.
Um discípulo ficou com seu mestre por 10 anos. Pensou que aprendera tudo e saiu para ensinar a verdade aos seus amigos. Certo dia voltou para visitar o mestre. Era um dia de chuva. O mestre lhe perguntou: “Ao entrar na minha sala colocou o guarda-chuva do lado direito ou esquerdo da porta?”. O discípulo não lembrou. Ficou mais dez anos com o mestre.
A revista “Time” de outubro de 2013 relatou: “No aeroporto de Paris foi encontrado 31 malas chegando de Caracas com valor de $270 milhões. É relativamente pouca coisa em comparação de outras caixas de cocaína. Em 1989, dentro de um armazém em Los Angeles, foi encontrado $1,38 bilhões em cocaína;na rua vale $6 bilhões. Em 1984 em Medelin, Colombia, Pablo Escobar tinha $1,2 bilhões em cocaína. Em 2005 também na Colômbia na praia de rio Mira foi encontrada uma caixa de cocaína com o valor de $3,5 milhões. Talvez cocaína seja a maior indústria do mundo.”
No México nas cidades de Juarez, Medelin, Monterey, Miciocan, na Capital mesmo em outras cidades milhares de pessoas foram fuziladas e mortas por causa das guerras entre os cartéis.
Traficantes e Cartéis não tem misericórdia. São os grupos mais cruéis do mundo.
Para trabalhar no apostolado contra o abuso do álcool e outras drogas é bom lembrar de 3 coisas:
- Se trabalhar com uma pessoa iniciando o uso pode curar 9 em 10.
- Se o dependente passou para o uso excessivo pode curar 5 em 10.
- Se o dependente tem usado drogas até o fundo do poço dificilmente cura mais do que 1 em 10.
Por isso é bom tratar o dependente imediatamente com atenção e amor. O terapeuta deve ter um sonho: um mundo de sobriedade.